Após fechar lixão, Mataraca realiza reflorestamento de área com espécies nativas

A Prefeitura de Mataraca, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, executou ações importantes no município no ano de 2021. Dentre elas está o cumprimento integral do Termo de Ajustamento de Conduta firmado junto ao Ministério Público visando o fechamento do lixão do município. Além de fechar, a Secretaria realizou o reflorestamento da área.

De acordo com a secretária Simone Negreiros, parte dos resíduos sólidos existentes na área do lixão foram levados para o aterro sanitário ‘ECOSOLO’, em Guarabira. “Segundo nosso levantamento, foram transportados mais de três toneladas de resíduos sólidos”, disse.

Simone explicou que após a retirada dos dejetos, a próxima etapa executada foi o reflorestamento da área. “Realizamos o reflorestando com espécies nativa do ambiente, como Capiúba, cajueiros, mangabeiras, ipê- roxo, senna-da-mata, pau-sangue, jenipapo-bravo e etc. Em 2021, por dia, foram plantadas uma média de 50 a 75 mudas, totalizando, até então, 868 mudas de várias espécies nativa do nosso meio ambiente”.

O município investiu ainda na contratação de um consultor com experiência internacional para a execução dos trabalhos de Educação Ambiente e coleta seletiva na cidade, bem como foi construída e entregue em junho uma Unidade de Triagem e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

O fechamento do lixão e entrega da unidade de triagem aconteceram no primeiro semestre de 2021. Para o prefeito Egberto Madruga, essas ações demonstram o compromisso da gestão municipal com meio ambiente.


LIXÃO ANTES
LIXÃO DURANTE O PROCESSO DE ENCERRAMENTO
REFLORESTAMENTO DA ANTIGA ÁREA DO LIXÃO EM ANDAMENTO

 

 

COMPARTILHAR