Com o objetivo de discutir o tema Sistema de Saúde Democrático e Defesa do SUS, a 9ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu na Câmara dos Vereadores de Mataraca, no dia 09 de abril.
Na ocasião os participantes fizeram o credenciamento na recepção do local, no ato receberam crachá de identificação e material de suporte. A cerimônia foi mediada por João Pedro, que deu inicio ao evento convidando os membros para compor a mesa, da seguinte forma:
- Egberto Coutinho Madruga (prefeito)
- João Bessa Neto (Representante do poder legislativo)
- Maria do Socorro Lopes (Secretária de Saúde)
- Rosimere Araújo da Silva (Sub. Secretária)
- Maria Bernadete Fretas (Apoiadora COSEMS)
- Patrícia Nogueira (Representante do conselho municipal de Mataraca)
- Fernanda Kelly (Coordenadora da Atenção Básica)
- Priscila Araújo (Representante da Eixo Consultoria)

Em defesa de um sistema de saúde público de qualidade, a 9ª Conferência Municipal de saúde teve como tema “Garantir e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, que discutiu os seguinte eixos temáticos:
I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
O evento se deu de forma satisfatória, respeitando todos os horários propostos na programação. Contou com participação ativa e o número do público, que debateu o tema proposto com coerência apresentando diferentes pontos de vista.
s