Autor: Assessoria

Mais de 1.700 alunos de Mataraca são beneficiados com ações do Programa Saúde na Escola

Dados da Secretaria de Educação e Desportos de Mataraca mostram que, apesar dos problemas causados pela pandemia e por ser um ano atípico, mais de 1.700 alunos da rede municipal foram beneficiados foram beneficiados com ações desenvolvidas através do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde. […]

28/12/2021 21h37 Atualizado há 2 anos atrás

Dados da Secretaria de Educação e Desportos de Mataraca mostram que, apesar dos problemas causados pela pandemia e por ser um ano atípico, mais de 1.700 alunos da rede municipal foram beneficiados foram beneficiados com ações desenvolvidas através do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde.

O PSE visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes na rede pública de ensino da educação básica por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de saúde e educação no enfrentamento de vulnerabilidade, na ampliação no acesso aos serviços de saúde, na melhoria de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e educação. Além disso, tem como objetivo contribuir para ações integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Equipe do PSF I e NASF reunidos com professores na Escola Antônio Madeiro

Em Mataraca, com a volta das aulas presencias em setembro foi traçado um cronograma que começou em setembro e terminou em dezembro. Durante o período, foram realizados 13 atendimentos nas escolas, atendendo 1.739 alunos. Os atendimentos foram inseridas no sistema e no formulário de acompanhamento da escola e na ficha individual dos alunos.

Além dos atendimentos, foram desenvolvidos serviços de avaliações clínicas determinadas pelo programa e palestras com temas relacionados a verificação da situação vacinal e aplicação de vacina, ações de combate Aedes aegypti, saúde bucal, saúde ambiental, alimentação saudável, saúde mental, atividades físicas, antropometria e práticas corporais.

De acordo com a coordenação do programa, quando são encontrados qualquer problema de saúde nos alunos, os mesmos são encaminhados para as UBS para melhor avaliação ou tratamento.

A equipe do PSE é formada pelos profissionais do PSF e do NASF, e inclui profissionais como médico, enfermeira, odontólogo, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal e agente de saúde. Já a equipe NASF é composta por nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e educador físico.

Para o ano de 2022, a pretensão do PSE com a normalidade das escolas é atender um maior número de alunos, atingindo em quase sua totalidade os temas e as práticas de saúde.

A previsão para começarem aulas é em fevereiro 2022, onde podemos fazer um cronograma mais leve, sem sufocar as UBS.

Crescer saudável e NutriSUS
O Programa Saúde na Escola concentra e potencializa as ações de prevenção e controle a obesidade infantil por tratar-se de um espaço que permite colocar em prática a promoção de alimentação adequada e saudável diretamente com os alunos, por meio do esforço coordenado entre saúde e educação.

Por isso, toda merenda escolar é determinada pela nutricionista da Secretaria de Educação, onde faz uma seleção alimentar saudável e os alunos são acompanhados pela nutricionista do NASF nas visitas a escola e nos encaminhamentos.

Junto a isso, os alunos também recebem fortificação com micronutrientes através do pó-NUTRISUS, cujo objetivo é potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle da anemia e os outras carências nutricionais especificas de crianças de 6 a 45 meses de creches públicas ou conveniadas ao poder público e consiste na suplementação com micronutrientes em pó (15 vitaminas e minerais) em dois ciclos anuais-adição do conteúdo do saché nas refeições ofertadas nas creches de acordo com o semestre letivo das instituições escolares, sendo o insumo adquirido pelo ministério de saúde que não foi enviado neste ano de 2021.

Enfrentamento à Covid-19
Para prevenção à Covid-19, foram adquiridos diversos de materiais com recursos do programa. Dentre os itens comprados e encaminhados as escolas estão termômetros digitais, máscaras descartáveis, luvas descartáveis, toucas descartáveis, álcool em gel, álcool líquido 70%, desinfetante, água sanitária e borrifadores.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support